Não apaguem o Espírito
Olá! Que bom que você veio visitar esse blog com escritos cada vez mais raros. Espero que te abençoe de alguma maneira.
Há alguns meses eu postei aqui um texto falando sobre o Espírito Santo e o trabalho que Ele realiza em nós. Se você não leu, aqui está: Aprendendo a pedir. Nesse texto, como diz o título, disse que devemos aprender a pedir, a querer mesmo a ajuda dele nas nossas vidas. Mas hoje eu quero falar sobre o que nós precisamos fazer depois que Ele vier. No mês passado, nossa igreja recebeu uma profetisa, e ela nos trouxe uma palavra que veio da parte de Deus pra nós. Disse que os nossos olhos precisam ser abertos, precisamos aprender a discernir as coisas de Deus, e nos posicionar quanto a isso. Minha família acolheu essa palavra, e a partir daquele dia tomamos uma posição. Creio que o tempo de deserto está passando para cada uma de nós, e também no que diz respeito à família como um todo, e os nossos olhos continuarão vendo o agir de Deus em nós e através de nós. Na tarde em que recebemos a visita da profetisa, uma de minhas irmãs teve um sonho. Neste, uma cantora ministrava em nossa casa a música "Como prometeste" do ministério Voz de Muitas Águas (na verdade é uma versão de Come Like You Promised, Amber Brooks), e quando a mulher terminava de ministrar, ela dizia: "Nós estamos pedindo pelo Espírito Santo, mas temos que tomar cuidado com o que vamos fazer depois disso." Quando minha irmã me contou, fiquei bastante impressionada, porque poucos minutos antes eu estava ouvindo essa música, e pensando nela de uma maneira especial. Mas confesso que no primeiro momento não entendi a última palavra do sonho. "Como assim, tomar cuidado com o que vamos fazer?" Foi o que pensei. Mas, tendo passado alguns dias, percebi que aquela era uma palavra muito válida. No capítulo 5 de sua primeira carta aos Tessalonicenses, o Apóstolo Paulo dá algumas instruções sobre a vida em comunidade. Uma dessas orientações é "Não extingais o Espírito" ou "Não apaguem o Espírito".
O Espírito Santo com certeza faz o trabalho dele. Nos ensina, nos traz à memória as palavras de Jesus, ora por nós e intercede em nossa fraqueza... Mas ele não invade nossa liberdade. Não vamos pensar que, ao recebermos o Espírito Santo, não será mais necessário tomar nenhuma atitude para ativar o agir dele em nossas vidas. Acho que você vai concordar comigo que existem momentos em que não queremos orar, ler a bíblia, buscar mais o Reino de Deus do que outras coisas, amar os irmãos verdadeiramente. Existem momentos também em que a nossa preguiça não nos permite observar tudo atentamente e ficar só com o que é bom, e que a nossa mente ocupada com outras coisas se esquece de agradecer a Deus simplesmente por quem Ele É. Mas eu tenho entendido pouco a pouco que aderir essas más práticas nos fazem apagar o Espírito em nós, porque Ele age através de nós, e quando alimentamos mais a nossa carne, o poder do Espírito em nós já não é mais o mesmo.
Eu tenho me lembrado dessa palavra todos os dias, porque sei o quanto preciso avançar na busca pelo Reino de Deus. Deus e eu sabemos que não tem sido fácil, tenho muitos defeitos que me atrapalham. Mas eu também sei que Deus não rejeita um coração quebrantado, e que Ele é fiel pra completar a boa obra que começou em mim. Tenho dito a Ele que não vou desistir. Se precisar, faça o mesmo. Vá até o fim na busca por esse avivamento, pela amizade com Deus. Não apague o Espírito, isso depende de você. Que Ele mesmo nos ajude, nos sustente, e nos abençoe.
"Alegrem-se sempre. Orem continuamente. Deem graças em todas as circunstâncias, pois esta é a vontade de Deus para vocês em Cristo Jesus. Não apaguem o Espírito. Não tratem com desprezo as profecias, mas ponham à prova todas as coisas, e ficai com o que é bom. Afastem-se de toda forma de mal. Que o próprio Deus da paz os santifique inteiramente. Que todo o espírito, a alma e o corpo de vocês sejam preservados irrepreensíveis na vinda de nosso Senhor Jesus Cristo. Aquele que os chama é fiel, e fará isso."
1 Tessalonicenses 5,16-24

Comentários
Não devemos apagar o Espírito, pois Deus quer é derramá-lo: "E derramarei o meu Espírito sobre toda a carne!!"