Sem título, com carinho.

Há meses não escrevo nada. Existem momentos em que o silêncio é necessário. Estou me esforçando para escrever monografia, e o silêncio nesse caso é absolutamente inapropriado. Mas muitas coisas me vêm à mente para falar, e tantas vezes me recuso... simplesmente porque acho que já tem gente demais falando, mais uma pessoa pode ser o ápice da poluição do mundo das palavras. Pensando bem, pode ser também que isso tudo que acabei de dizer não esteja diretamente relacionado com a poluição da comunicação, e sim com o medo de expressão. Porque sim, ele existe. O receio de se expressar pode impedir inconvenientes, mas também pode erguer barreiras para uma boa reflexão. A questão é: como saber exatamente o que dizer? Será que alguém sabe? Eu acredito que sim.
Estes últimos dias tem sido intensos, muitas coisas para resolver em pouco tempo. Estamos a um passo para o penúltimo mês de 2014, um ano tão marcante para o Brasil de um modo geral. Copa do mundo e eleições. Muitos de nós pensamos que o país irromperia em manifestações e protestos, e que sofreríamos mudanças decorrentes destes dois grandes acontecimentos do ano. Mas quando nos demos conta, percebemos que amanhã já é novembro, e que quase nada mudou. Só o que mudou (e nem foi esse ano) foi a oportunidade que a maioria hoje tem de lançar suas opiniões para que todos os interessados vejam. A facilidade da veiculação da mensagem nos trouxe bens, mas também nos trouxe males. A necessidade de exposição do pensamento, a cobrança por posicionamento, o medo de ficar de fora da grande discussão do momento faz com que as pessoas falem sem pensar. Será que isso tudo é necessário? Até que ponto o que eu digo influencia positivamente a vida de alguém? Se pensássemos mais sobre isso não falaríamos tanto o tempo inteiro, não desperdiçaríamos as chances de amar através do silêncio e do respeito.
Como antes dito, acredito que existe um lugar onde tudo está claramente revelado ao que crê. A Palavra de Deus é viva. O Espírito Santo convence. Não podemos esquecer disso, nós que professamos a fé em Jesus Cristo. Que em nossos corações e mentes esteja firme esta lembrança: "Cada Palavra de Deus é comprovadamente pura; é escudo para quem nele se refugia."

Comentários

Postagens mais visitadas